segunda-feira, 25 de junho de 2012

FILME / MOVIE: Flores do Oriente / The Flowers of War

 

Baseado em fatos históricos, o drama narra o Massacre de Nanquim ocorrido em 1937 durante a Segunda Guerra Sino-Japonesa na China tomada e destruída pelos japoneses.

O filme retrata esse período, quando o agente funerário John Miller (Christian Bale) é chamado a Nanquim para providenciar o enterro de um padre que vivia no convento da igreja juntamente com estudantes.

Ao chegar, Miller se depara com as jovens adolescentes e um cenário devastador e de destruição, onde imperava o horror e o medo.  

Diante do caos instalado, as prostitutas de um bordel próximo, foram para o abrigo do convento em busca de refúgio e ficaram instaladas no subsolo, podendo assistir a todo tipo de destruição.

No início Miller não se importou muito com a situação, mas com o decorrer do tempo, ele foi se sensibilizando e tomou a defesa do lugar, fazendo-se passar pelo padre e assumir o compromisso de proteger os dois grupos, desenvolvendo o seu lado humanitário.

Até que um dia, um general japonês exige que as estudantes façam uma apresentação para os soldados, o que gerou um enorme pânico entre elas, temendo o que podia lhes acontecer, despertando, a partir daí, uma tomada de decisão inesperada por parte das prostitutas do bordel que mudaria suas vidas para sempre.

O longa concorreu ao Oscar/2012 de Melhor Filme Estrangeiro e recebeu indicação para o Globo de Ouro/2011 de Melhor Filme Estrangeiro.

O orçamento foi de US$ 90 milhões. Adaptado do livro de Geling Yan – “The 13 Women of Nanjing ".

A habilidosa direção de fotografia é de Zhao Xiaoding que utiliza jogos de cores e esmera na riqueza de detalhes que chamam a atenção do curioso espectador.

Destaque para os figurinos criados por William Chang e Graciela Mazón que dão o toque artístico e colorido nas roupas das mulheres em contraste com os tons escuros das vestes do convento. A maquiagem é assinada por Yang Xiaohai. 

O filme é muito bom. Emociona. O espectador se sensibiliza com o sofrimento e o medo daquelas mulheres, independente da idade ou situação, vítimas e testemunhas oculares dos horrores de uma guerra fria e sangrenta.  Vale a pena conferir.

A direção é do cineasta chinês Zhang Yimou, lê-se " Lanternas Vermelhas",“O Clã das Adagas Voadoras”, “A Maldição da Flor Dourada”, “Herói”, “A Árvore do Amor”.  China / 2011.


Nenhum comentário:

Postar um comentário