quinta-feira, 21 de junho de 2012

São João passou por aí? Sim senhor... E Viva O São João do Brasil !!!


Foto de Leyla Alban
 
E então, são tantas lembranças que invadem a minha mente, que não cabem em mim. São reminiscências do passado que evocam a minha infância e adolescência e me fazem relembrar de minhas histórias nas alegres festas de São João ...

... Das cantigas, das comilanças, das decorações, das bebidas e comidas típicas, das roupas enfeitadas, dos balões coloridos, das fogueiras, das bandeirolas, dos sanfoneiros, das tradicionais danças das quadrilhas com seus pares...

Enfim, são tantas alegrias que fazem parte deste cenário ímpar de uma festa tão significativa, colorida e contagiante. Uma beleza!!!


As famosas fogueiras juninas
Os tons que fazem a bela festa
O tradicional milho cozido
As deliciosas pamonhas de milho verde

Os balões multicoloridos
 
Os saborosos licores juninos
As gostosas canjicas de milho verde
As apetitosas laranjas
O “clima” da festa estimula os namoricos, os chamegos, as paqueras ...

E para retratar o espírito alegre e divertido, a inspiração também está nas letras das músicas.  Que músicas!!! ....

Olha Pro Céu
(Luiz Gonzaga)

Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo

Foi numa noite, igual a esta
Que tu me deste o coração
O céu estava, assim em festa
Pois era noite de São João

Havia balões no ar
Xote, baião no salão
E no terreiro
O teu olhar, que incendiou
Meu coração

A fogueira ta queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos gente, rapa-pé nesse salão

Dança Joaquim com Zabé
Luiz com Yaiá

Dança Janjão com Raque
E eu com Sinhá

Traz a cachaça Mane!
Que eu quero ver
Quero ver paia avuar

Os famosos instrumentos musicais


Chegou a hora da fogueira
(Lamartine Babo)

Chegou a hora da fogueira
É noite de São João
O céu fica todo iluminado
Fica o céu todo estrelado
Pintadinho de bal
ão
Pensando no caboclo a noite inteira
Também fica uma fogueira
Dentro do meu cora
ção
Quando eu era pequenino
De pé no ch
ão
Eu cortava papel fino
Pra fazer bal
ão
E o bal
ão ia subindo
Para o azul da imensid
ão
Hoje em dia o meu destino
N
ão vive em paz
O bal
ão de papel fino
Já n
ão sobe mais
O bal
ão da ilusão
Levou pedra e foi ao ch
ão


Os ritmos dão o tom da festa



E as poéticas, inocentes e singelas cantigas ...

Capelinha de Melão

Capelinha de melão / É de São João /
É de cravo, é de rosa / É de manjericão.
S
ão João está dormindo / Não me ouve não /
Acordai, acordai / Acordai, Jo
ão.

Cai, Cai Balão

Cai, cai balão
Cai, cai balão/Aqui na minha mão
Não cai não, Não cai não, não cai não
Cai na rua do sab
ão. 

Sem esquecer das letras das músicas maliciosas, como ...

Severina Xique Xique
(Genival Lacerda)

Quem não conheçe Severina Xique-xique,
que montou uma butique para vida melhorar.
Pedro Caroço, filho de Zé Vagamela,
passa o dia na esquina fazendo aceno para ela.
Ele tá de olho é na butique dela!
Ele tá de olho é na butique dela!
Ele tá de olho é na butique dela!
Ele tá de olho é ba butique dela!
Antigamente a Severina,
coitadinha, era muito pobrezinha,
ninguém quis lhe namorar.
Mas hoje em dia só porque tem uma butique,
pensando em lhe dar trambique,
Pedro quer lhe paqueirar
Ele tá de olho é na butique dela!
Ele tá de olho é na butique dela!
Ele tá de olho é na butique dela!
Ele tá de olho é ba butique dela!
A severina não dá confiança, Pedro,
eu acho que ela tem medo de perder o que arranjou.
Pedro Caroço é insistente, não desiste
na vontade ele persiste, finge que se apaixonou
Ele tá de olho é na butique dela!
Ele tá de olho é na butique dela!
Ele tá de olho é na butique dela!
Ele tá de olho é ba butique dela!
Ele tá de olho é na butique dela!


É uma agradável, divertida, colorida e comunicativa festa para todo gosto e paladar.

O soprodeideiasnoar comemora as festanças juninas !!!! E Viva o São João da Bahia !!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário