terça-feira, 5 de junho de 2012

FILME / MOVIE: Flor da Neve e o Leque Secreto Snow Flower and the Secret Fan



É um poético, sensível e envolvente filme que traça duas histórias paralelas entre duas mulheres em épocas diferentes, ou seja, o passado e o presente se interligando através de uma bela e adorável amizade.

Uma se passa na China do séc. 19 onde duas amigas Flor da Neve (Gianna Jun) e Lírio ( Bingbing Li) fazem um pacto de amor, respeito e amizade através do laotong, ou seja, uma antiga tradição e linguagem secreta que elas mantém para se comunicarem e manterem a amizade para sempre.

E a outra se passa nos dias atuais em Shangai envolvendo Nina (Li) e Sophia (Gianna), descendentes de laotong que tentam compreender o passado de seus ancestrais.

A narrativa faz uso de flashbacks e vai se desenvolvendo por ordem cronológica, desde os primórdios quando as meninas tinham os pés enfaixados para ficarem bem feitos e conseguirem um bom casamento até elas constituírem família. Mesmo casadas e separadas geograficamente reforçam os vínculos de amor e devoção a amizade que vem se repetindo desde os tempos de outrora.

Os diálogos são tocantes e voltados para o universo feminino, tamanha a delicadeza como são tratadas as questões e as angústias femininas.

É a história da melhor amiga de infância, escolhida com muito cuidado por meio de horóscopo e que tornará confidente e amparada para o resto da vida, independente da distância e da classe social.

Elas se comunicavam através de uma língua secreta (nu shu) cuja escrita utilizavam as dobras de um leque de seda para se comunicarem, daí a origem do nome do filme.

O longa é construído de belas imagens assinadas por Richard Wong.  A direção de arte valoriza as cores, os costumes e a cultura chinesa da época. Imperdível.

É uma adaptação do livro homônimo escrito por Lisa See . A direção é do veterano Wayne Wang.  EUA/China / 2011.  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário