sexta-feira, 15 de junho de 2012

FILME / MOVIE: As Neves do Kilimanjaro / Les Neiges Du Kilimandjaro



É o comovente drama do casal Michel (Jean-Pierre Darroussin) e Marie-Claire (Ariane Ascaride) que vivem tranquilos por longos anos, até que um dia sofre um assalto que irá desencadear mudanças  nos pensamentos e na vida deles, fazendo-os repensar sobre  o futuro.

Vamos conhecendo Michel, líder sindicalista que perde o emprego após realizar um sorteio para demissão de funcionários, visto que tira o próprio nome juntamente com outros. 

Certo dia, a casa de seu cunhado é invadida por assaltantes sob o comando de um ex colega Christophe (Grégoire Leprince-Ringuet), também desempregado, aluguel atrasado, órfão de pai, abandonado pela mãe e com a responsabilidade de criar seus dois irmãos pequenos.

A partir desse ponto, a trama toma outro rumo, trazendo à tona valores que provocam reações no espectador, levando-o a reflexões sobre dilemas humanos moral e ético, ideais comunistas e socialistas e a atuação de sindicalistas, defrontando com um retrato cruel da realidade.

O filme é direto e encoraja a mudanças no pensar e no comportamento individual, gerando reflexões sobre como o cotidiano pode ser repensado e transformado em longo prazo.

É ambientado em um porto francês na região de Marseille. A canção é de 1966 do músico Pascal Danel – Kilimandjaro.

O título As Neves do Kilimanjaro se refere a uma viagem que o casal ganhou de presente de seus filhos e amigos no aniversário de casamento. 

O filme é inspirado no poema Les Pauvres Gens / Os Pobres do escritor francês do séc. XIX, Victor Hugo (1802-1885).  

A direção é de Robert Guédiguian.  França / 2011.



Nenhum comentário:

Postar um comentário