sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A Arte de Maria Dulce – Talento Baiano

Exposição "Cotidianos" . Foto: Leyla Alban


As técnicas utilizadas pela artista plástica Maria Dulce S. M. Tourinho, assina Maria Dulce em sua exposição intitulada "Cotidianos"  busca não só expressar sua paixão pela arte, transformada em  contornos delicados através de seus pincéis multicoloridos, como ressaltar a vida com o seu leve toque de feminilidade.


Maria Dulce é artista plástica formada pela Universidade Federal da Bahia em 1997, desde então tem participado de diversas exposições, sejam individuais ou coletivas, dentro e fora do estado da Bahia, recebendo elogios e premiações pelos belos e significativos trabalhos.


Como exemplo, participou do Salão Nacional de Belas Artes pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, em Campinas recebendo o prêmio “Pequena Medalha de Prata”.


E nessa longa caminhada que se iniciou em 1996, vem se destacando pelo senso de observação e sensibilidade em retratar temas simples e do cotidiano, imprimindo a sua personalidade e sua marca pessoal.


1-O que a motivou a pintar?

M.D. - Desde a infância sempre apreciei a pintura, comecei pintando blusas, tecidos, cangas e materiais diversos como pratos, garrafas caixas, dentre outros objetos, dando vazão ao movimento da criação.


2- Existe algum tema de sua preferência que deseja revelar?

M.D. - Gosto de pintar figuras, sem identificação, ou seja, figuras anônimas. Tenho preferência por temas simples, além de pessoas andando, sentadas, conversando, pescando. E também marinhas e flores.

Outra preferência são as texturas feitas com tecido, papel, papel marchê e outras técnicas. Desenvolvo mais um trabalho impressionista com uma tendência figurativa.


3- Nessa exposição, como surgiu a ideia de pintar contornos de figuras humanas?

M.D.- Como sou uma pessoa observadora, resolvi desenvolver uma série de trabalhos retratando temas simples do nosso cotidiano, representado nas obras " GENTE"" ",   "CASAL ",  "DEVANEIO" ou de um cotidiano passado, como " LAVADEIRAS",  “PROCISSAO”  e  ABAETE ”.



O soprodeideiasnoar  divulga e valoriza o trabalho dessa artista baiana que emana talento e poesia. Vale a pena conferir a bela exposição "Cotidianos" na Aliança Francesa de Salvador.






Fotos tiradas na exposição por Leyla Alban.



Nenhum comentário:

Postar um comentário