sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O Forte de Santo Antonio Além do Carmo – Um olhar na História e no Tempo


Forte de Santo Antonio Além do Carmo - Foto: Leyla Alban


 Roteiro turístico da Baía de Todos os Santos, de todos os axés, do sagrado ao profano, isto é Bahia. O Forte de Santo Antonio Além do Carmo com sua belíssima paisagem emana energia, emana poesia.  Situa-se na Praça Barão do Triunfo, no Largo de Santo Antonio.

A sua história vem desde 1627, quando foi construído após a expulsão dos holandeses de Salvador. Naquela época tinha a função de defender a entrada da cidade e depois funcionou como prisão, recebendo muitos prisioneiros ilustres. Na década de 50 foi transformado em Casa de Detenção, só vindo a ser desativada em 1976.

Após a reforma de 2006, o forte foi reaberto e ficou conhecido popularmente como Forte da Capoeira, tornando-se autosustentável e  transformando em um centro de Referência, Pesquisa e Memória da Capoeira da Bahia.

Hoje, o forte se transformou em um ambiente multifuncional através de projetos e atividades artísticas e culturais que vão desde a capoeira (aulas e rodas), eventos e espetáculos de dança e música, exposições de artes e o próprio turismo cultural.

No local funcionam salas de aula, memorial dos mestres da capoeira com sua expressão cultural, oficinas, dentre outras atividades. É uma forma de fortalecer as tradições, a identidade e a memória da História.








Fotos de Leyla Alban


Um comentário:

  1. Morava tão próximo e não sabia q havia se tornado um centro de referência!!! Mais um ponto turístico q vale a pena conhecer!!

    ResponderExcluir