quinta-feira, 9 de agosto de 2012

FILME / MOVIE: Shame / Shame




É um drama psicológico sobre a história de Brandon encarnado com habilidade por Michael Fassbender, um homem solitário, depressivo, bem sucedido profissionalmente, mas que tem a vida pessoal perturbada por um distúrbio que o tornou viciado em sexo, e por isso, não consegue ter relacionamentos sérios com mulheres.

Brandon mora sozinho num apartamento em N.Y. e tem um acervo pornográfico de revistas e filmes para desfrutar sem ser incomodado. Mas, a sua rotina vai ser abalada e modificada com a chegada de sua irmã Sissy, vivida por Carey Mulligan, também problemática, extremamente carente e com tendência à autodestruição.

A princípio parecia ser apenas uma visita, mas Sissy resolve ficar e morar com Brandon, o que gera muitos conflitos entre os dois, levando-o a buscar o prazer patologicamente doentio em locais duvidosos e a reavaliar a relação com a irmã.

O longa revela ausência de sentimentos, ressalta as angústias existenciais dos personagens e peca pela falta de abertura de uma esperança de tratamento para a cura do problema. 

A abordagem da trama do diretor expõe demasiadamente o personagem, abusa da compulsão sexual, tornando-o escravo do vício, e o pior, cada vez mais se afunda no poço sem encontrar saída, daí o nome do título que reforça a maneira como o personagem se vê, no fundo como um ser doente e desprezível.

Fassbender ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Veneza / 2011. O orçamento estimado foi de US$ 6,5 milhões.

Dirigido por Steve McQueen. Reino Unido / 2011.



Fotos: Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário