segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O Mestre Severino Araújo – Lenda da Música Brasileira


Foto: divulgação


O maestro pernambucano de Limoeiro Severino Araújo (1917-2012), morreu aos 95 anos no RJ e  comandou durante 67 anos a Orquestra Tabajara, a mais antiga do Brasil.

Foi regente, clarinetista, instrumentista e compositor. Aprendeu o ofício com o pai, professor de música, compositor de frevo e regente de banda, no Agreste.

Desde então, tomou gosto do ofício e fez valer o seu talento. Estudou e aprendeu música durante a infância, inicialmente como clarinetista de PRI-4, emissora local e foi quando assumiu o comando da Orquestra Tabajara em 1938, aos 21 anos de idade e quatro anos após a sua criação, em João Pessoa.

Seu primeiro sucesso foi Chorinho em Aldeia (1943) e um dos frevos mais regravados é o Relembrando o Norte que compôs em João Pessoa.

Interpretou sambas, valsas e choros, dando uma linguagem própria a Orquestra.  Deixou como legado mais de 100 discos gravados e comandou por 67 anos a Orquestra Tabajara, até se afastar  por problemas de saúde.

O soprodeideiasnoar presta homenagem ao grande músico e ao grande mestre que teve uma valiosa importância para a história da música brasileira.


Foto: divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário